quinta-feira, 1 de março de 2012

Irmão Lucas Cassiano


A graça de Nosso Pai Celestial

ENTREVISTA DO MÊS

IRMÃO LUCAS CASSIANO
ÚNICO LEGIÃO DE HONRA ATIVA DO ESTADO  PARANÁ

É com muita honra que o gabinete estadual tem a oportunidade de realizar a entrevista do mês com o magnifico irmão Lucas Cassiano, o grande exemplo e espelho para muitos Demolay´s paranaense, seja pela sua humildade, companheirismo, dedicação, atenção e pureza. Mesmo estando longe de seu estado este grande homem continua a perpetuar as grandes Virtudes de um Demolay, e nos ensina a cada dia como ser melhores.


1)     Grande irmão Cassiano! Quando você foi iniciado? Você ja conhecia a ordem Demolay? Quem lhe indicou? Há quanto tempo é Demolay?

Saudações meus irmãos. Morei um tempo em Cuiabá-MT por motivos profissionais da minha família, logo quando retornei a Maringá, meu tio, hoje meu padrinho da Ordem, fez-me o convite. Confesso que na época (2000) nada me interessei, certamente por desconhecimento, pois nem sabia que a Ordem DeMolay existia. Alguns meses se passaram, o convite foi oficializado e junto a outros 17 me tornei membro do Capítulo Maringá em maio de 2001.

2)     Você percebe muita diferença na Ordem Demolay atual comparada em sua época de Demolay Ativo?

Sem dúvidas. É claro que a essência da Ordem permanece, e deve permanecer, a mesma. Acredito que o que vem alterando são as formas diferentes pelas quais os projetos são criados, executados e como (e o que) nós membros aprendemos com isso. Com a participação cada vez maior da internet nos trabalhos dos Capítulos e Gabinetes fica cada vez mais prático certos trabalhos, economizando tempo para o desenvolvimento da criatividade, elaborando novos trabalhos e realizando o intercâmbio de projetos até entre Capítulos de estados diferentes. Assim a Ordem DeMolay vai se renovando.

3)     Dentro da Ordem muitas vezes adquirimos grandes exemplos de Demolays ou tios para nós, você em particular tem alguma pessoa em se espelhar?

Quando eu acabava de decorar uma cerimônia lá estava ele para dar dicas e ensaiarmos. Quando iniciático e não conseguia completar uma tarefa ele estava lá para ajudar. Ele foi o Mestre Conselheiro de quando aprendi finalmente o que é a Ordem DeMolay. O Lucas Ignatius sabe o quanto eu o admiro.

4)     Irmão Lucas, você foi agraciado com a maior honraria que um Demolay  pode receber, a “Legião de Honra Ativa”, como foi isso para você? Qual o sentimento que envolve tudo isso?

É Indescritível. Durante a cerimônia várias lembranças vieram de minha memória. Confesso que só fui entender integralmente toda a cerimônia quando  cheguei em casa e, com calma, li o manual agora como legionário. Foi semanas para realmente acreditar no que tinha acontecido e, claro, descobrir quem já sabia desta indicação. Receber esta honraria só me deu mais força para trabalhar por nossa Ordem.


5)     Em algum momento no CEOD em Francisco Beltrão você desconfiou?

De modo algum. Cheguei a acordar mais cedo para memorizar o texto de minha fala, já que tinha sido convidado a ser um dos oficiais. Nesta época, como Ex-GSE e GCC, ainda continuava tão envolvido com as atividades do GCEPR e da Corte que nem assim me passou pela cabeça.

Vou contar rapidamente um fato. Horas que antecedeu a reunião da Corte recebi do então GSE, Fabio Cardoso, o que dizia ser "todos" os certificados recebidos do Supremo. Precisavamos dos certificados dos novos chevaliers. No meio encontramos o Certificado da Legião de Honra Honorária que seria concedido no outro dia. Desta legião eu estava ciente por eu ter feito parte do processo quando fui GSE, mas é claro que o meu certificado já não estava mais lá. Após a cerimônia muitas coisas começaram a fazer sentido e quando descobri a quantidade de pessoas que já sabiam, percebi como é possivel se guardar um segredo.

6)     Além da Legião de Honra e Chevalier, existe mais algum momento inesquecível para você na ordem Demolay, seja no capítulo ou estado?

Em 2004, nossa Ordem perdeu um grande DeMolay, vítima de um acidente o Ir. Carlos Costa Junior, homenageado no nome de nossa Corte, nos deixou repentinamente e a triste Cerimônia de Corpo Presente realizada, com a participação de vários Capítulos do Paraná, eu jamais esquecerei. Oposto a este sentimento não esqueço do Congresso Nacional realizado pelo Capítulo Maringá em 2006, quando nossas mães, tios e demolays dividiram o mesmo palco ao som de palmas pelo sucesso do evento, este momento também foi inesquecível.

7)     Como a ordem Demolay vem lhe ajudando nos dias difíceis da vida profissional?

Aprendi muito com a Ordem a ouvir e a ser organizado, manter um bom relacionamento interpessoal, expor melhor as minhas ideias, dar opiniões ajudando a encontrar caminhos mais práticos na busca de solução de problemas. Procuro aplicar estes mesmos ensinamentos onde trabalho seja em conversas informais ou em reuniões que tenho com clientes. Parece simples, mas o próprio fato de saber se expressar objetivamente tornam as coisas bem mais fáceis. A Ordem nos ensina isso e muito mais.

8)      Mesmo morando no estado do Rio de Janeiro, você continua a sem empenhar pelo bem da ordem Demolay paranaense e brasileira, de onde vem tanta força e paixão ?

Vem da retribuição das amizades e os ensinamentos que a Ordem DeMolay já me proporcionou. Na cidade onde eu estiver, não tenham dúvidas que eu estarei ajudando. Quem vive a Ordem DeMolay todos os dias e mais intensamente aos sábados e domingos, devido as reuniões, sabe que esta força renova a cada evento, reunião e demais atividades da Ordem.

9)     Qual o fututo que você espera e percebe para a Ordem Demolay brasileira no decorrer dos anos?

Eu me supreendo com a Ordem DeMolay. Quando eu penso que o último projeto lançado foi perfeito, lá vem nossos líderes estaduais e nacionais lançando um novo projeto ainda mais interessante. Não há como dizer sobre futuro sem citar a palavra 'união'. O que passamos há alguns anos dividiu nossa família e sonhos. Definitivamente a Ordem DeMolay não merecia isso.

O amanhã espero uma só jurisdição, livre de diferenças, para mostrar o porquê de sermos a maior Ordem DeMolay do mundo. E com os novos projetos que vem surgindo, opiniões de demolays e tios que estão chegando, percebo que a Ordem investirá muito mais no desenvolvimento do conhecimento do que em lazer e diversão.

10)  Qual a mensagem que um grande legionário, exemplo para todos nós, portador de imensos conhecimentos pode deixar aos irmãos paranaenses? Você visualiza mais legionários no Paraná?

Meus irmãos do Gabinete, deixo aqui meus parabéns pelo Blog. A todos que fazem a nossa Ordem, continuemos juntos a trabalhar por ela. Entrem em comissões, assumam cargos, busquem responsabilidades, memorizem e apresentem ao menos uma cerimônia, aproveitem até o último segundo dos seus anos de demolay ativo, sejam criativos e faça aquilo que ninguém espera que você faça, surpreenda. É ou se tornou sênior? Ótimo, vamos ajudar - mesmo que de longe - quem está começando, pois um dia ele também terá 21 anos e não podemos deixar este ciclo parar. Manteremos assim o que um dia ajudamos a construir.

Por fim, no Paraná vejo sim mais legionários, ainda mais chevaliers e futuros mestres conselheiros nacionais. Ao mesmo tempo, pela frente vejo muito trabalho a ser feito, e isso depende de todos nós. Então, mãos à obra e até as Olimpíadas Estadual.

O Gabinete Estadual agradece vossa disponibilidade e atenção. Que o Pai Celestial sempre ilumine seus passos. Forte Abraço . "As virtudes unem, a fé motiva, e o Paraná avança".


Um comentário:

  1. Conhecer pessoalmente esse cidadão e conviver com ele de evento a evento é realmente uma honra, e um baita incentivo.
    Sem sombra de dúvidas o Cassiano está entre os maiores DeMolays do Brasil!

    Viva o último Legionário muleque!!! (rsrs)

    ResponderExcluir